O DCE

O QUE É O DCE?

Um Diretório Central dos Estudantes é a entidade que representa o conjunto dos universitários de uma determinada universidade. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas ao cotidiano da instituição, seus problemas, desafios gerais e específicos. Ele promove, também, atividades culturais e de integração e representa o conjunto dos e das estudantes diante de outras organizações.

O DCE tem um papel importante na universidade porque é a entidade que deve estar atento às demandas e reivindicações dos e das estudantes e então, promover ações, diálogos e mobilizações para atendê-las, por exemplo, através do contato com a reitoria da universidade.

Apesar de possuir uma Diretoria que administra o DCE, a sua base é a reunião que une os Centros Acadêmicos dos cursos de uma universidade, o chamado Conselho de Entidades de Base. É esta reunião que define as agendas, posicionamentos e ações que o DCE deve realizar. Por isso, a relação do DCE com os CAs é muito importante.

DCE E MOVIMENTO ESTUDANTIL

O Movimento Estudantil não se resume ao DCE. Na realidade, o DCE é um dos instrumentos do Movimento Estudantil, que é um movimento da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes organizados e mobilizados em prol de alguma bandeira relacionada à educação.

É importante fazer essa diferenciação porque, em alguns contextos e universidades, o Movimento Estudantil se organiza independentemente da existência de um DCE ativo ou não. Isso significa, na prática, que se em uma universidade não existir um DCE ativo pode existir um Movimento Estudantil organizado entre o CAs, por exemplo, ou entre estudantes de uma unidade acadêmica ou de alguns cursos, que continuam a reivindicar suas demandas sem que exista uma entidade central de representação.

O Movimento Estudantil também é formado por coletivos, movimentos de juventude e estudantes secundaristas. Historicamente o Movimento Estudantil esteve presente em momentos importantes do Brasil, como na luta contra a Ditadura Civil-militar, travada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade, como também na campanha pela Diretas Já.

Mais recentemente, estudantes secundaristas estiveram mobilizados em movimentos de ocupação de escolas em defesa da educação pública e contra a Reforma do Ensino Médio e a PEC de corte dos investimentos em educação e saúde, propostas empreendidas pelo governo de Michel Temer (MDB). O movimento de ocupação iniciado em 2015 em São Paulo contra a reorganização escolar de Geraldo Alckimin (PSDB) inspirou o levante de 2016 que chegou a diversos estados do país e logo animou, também, os estudantes universitários em movimentos de ocupação nas universidades, como foi o caso da UFGD.

Enfim, o DCE deve ser um instrumento de organização, reivindicação e luta dos e das estudantes pelos seus direitos e pela garantia do acesso e da permanência de todos e todas a uma educação pública, gratuita e de qualidade e que também esteja aliada ao compromisso de transformação social necessário para a superação das desigualdades e para a emancipação humana.

O DCE DA UFGD

O Diretório Central dos e das Estudantes da UFGD foi criado em 03 de Junho de 2006 e, desde então, teve períodos de esvaziamento e abandono, alternados com momentos de intensa mobilização do Movimento Estudantil. O DCE UFGD possui uma sede localizada na Unidade 2 da UFGD e é a entidade reconhecida interna e externamente de representação dos e das estudantes da graduação da universidade, ou seja, mais de 7 mil estudantes de 34 cursos divididos em 12 faculdades.

O DCE UFGD possui uma Diretoria executiva que o coordena (conheça mais sobre ela na página Diretoria). A base do DCE UFGD e do Movimento Estudantil organizado da UFGD são os Centros Acadêmicos dos cursos da universidade através do Conselho de Entidades de Base, órgão deliberativo que se reúne periodicamente e determina ações e posicionamentos do DCE.

Para conhecer o histórico do DCE acesse a página História.

Identidade visual do DCE: Logomarca

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: