2018

A Chapa “Solte a voz” é a atual gestão do DCE UFGD. Foi eleita no dia 07 de fevereiro de 2018, enquanto chapa única no processo eleitoral obteve 498 votos SIM, representando 94% dos votos válidos depositados nas urnas de toda a UFGD.

Essa gestão do DCE-UFGD pretende reconstruir a entidade depois de anos de abandono e esvaziamento. Queremos construir um DCE participativo, horizontal e democrático. Para isso, propomos uma estrutura de organização interna diferente do comum: a Gestão Ampliada. Atualmente compõem a Diretoria do DCE UFGD enquanto Gestão Ampliada 26 estudantes de 12 cursos diferentes. Temos 8 faculdades da UFGD representadas neste grupo.

Na gestão ampliada não existem cargos, mas sim Grupos de Trabalho que propõe e desenvolvem atividades e tarefas de acordo com a sua área de atuação. Apresentamos abaixo esses grupos e os/as estudantes que os compõem.

GRUPO DE TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO

A administração trabalha com a organização interna do DCE, garantindo que ele funcione através da participação horizontal e democrática de seus/suas integrantes para romper com a verticalização e a burocratização dos processos.

Cabe a este grupo a tarefa de propor ações de captação de recursos para a entidade, assim como a divulgação periódica de boletins, prestações de contas e a garantia de que os documentos da entidade estejam à disposição da comunidade acadêmica. Além disso, uma das prioridades é construir um Congresso Estudantil para refundar o DCE, montar um novo Estatuto e garantir a legitimidade da entidade.

 

GRUPO DE TRABALHO DE COMUNICAÇÃO

A Comunicação atua para construir um DCE de diálogo e que esteja presente na rotina dos acadêmicos. Trabalhamos com duas frentes principais de comunicação: a Comunicação com os Centros Acadêmicos e a Agitação e Propaganda. Nesse sentido, investimos em ações que efetivam a comunicação da entidade e, assim, que os estudantes, além de receberem as informações, se sintam parte dos processos políticos e ações empreendidas pelo DCE.

GRUPO DE TRABALHO DE FORMAÇÃO POLÍTICA

O Grupo de Trabalho de Formação Política é um espaço de debate coletivo, com o objetivo de construir um Movimento Estudantil forte, amplo, combativo e unido frente aos desafios impostos pela sociedade capitalista. Ele pretende construir um espaço autônomo, desde as bases, que tenha poder de mobilização para alcançar suas próprias conquistas. Em suma, um espaço para novos lutadores e lutadoras sociais que almejam uma educação emancipadora.

GRUPO DE TRABALHO DE ACESSO E PERMANÊNCIA

O Núcleo de Acesso e Permanência fornece respaldo aos acadêmicos para garantir a permanência na universidade, bem como promover ações que visem a democratização do acesso, compreendendo que acesso e permanência são bandeiras de responsabilidade social do DCE. Temos o compromisso de reivindicar junto à Reitoria e a PROAE (Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis) a garantia dos direitos de permanência através das políticas de assistência estudantil, priorizando ações e projetos que visam melhores condições financeiras, de saúde mental e física, de transporte, alimentação e etc.

 Permaneceremos!

GRUPO DE TRABALHO DE INTEGRAÇÃO

Esse GT tem como finalidade o desenvolvimento de projetos que visam a interação entre todos os universitários, independente de faculdades e cursos. Este eixo será responsável por incentivar atividades dentro do espaço da universidade, aberto a todos e todas, com temáticas culturais, artísticas e esportivas. Propomos que através de ações como festivais, performances e campeonatos as experiências na universidade se tornem mais inclusivas e prazerosas a fim de que o contato com a diversidade de saberes estimule nossa consciência de coletividade dentro do espaço universitário.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: