O DCE UFGD elaborou um Dossiê sobre o Ensino Remoto (ER), com materiais acumulados ao longo desses últimos meses de debates com os CAs, os estudantes, professores e técnicos da UFGD, a UNE e os movimentos sociais.
Desde maio, promovemos e divulgamos espaços estudantis em busca de melhor compreender a quem interessa esse modelo de “ensino”. Nossa conclusão, pautada em nossos diálogos com as leituras desses materiais e em encaminhamentos dos Conselhos de Entidades de Base, ficou bem evidente: não é à comunidade da UFGD que interessa o Ensino Remoto.
Continuaremos denunciando o descaso da administração interventora e os interesses mercadológicos, que ameaçam os professores e excluem os estudantes, principalmente aqueles mais atacados historicamente. Nenhum estudante fica pra trás, é um mote que não encerra o debate, nos motiva a lutar.
Convidamos, por fim, que continuemos nos mobilizando para se opor a esse retrocesso travestido de inovação. Para que esse Dossiê subsidie a comunidade para além, para que possamos propor uma nova universidade de fato comprometida com nossas vidas e nosso futuro.
Para acesso aos materiais completos, separamos no drive: https://bit.ly/2BOBhvs
Ou o acesso pode ser direto pelos links abaixo:
- Podcast Rádio ASPUV (30 min de aúdio): Quais são os riscos da normalização do ensino à distância na educação brasileira?
- Motivos para ser contra o EaD, por Veronica Domingues
- Campanha do Comitê de Base UFGD: 10 motivos contra o ensino remoto
- Ensino Remoto na Pandemia – live com o Prof. Demerval Saviani, da pedagogia histórico-crítica
- TV FONEC: EaD, tecnologias e Educação do Campo
- A assistência estudantil não pode parar
- Future-se 2.0: os retrocessos na educação
- EaD e os professores das universidades privadas
- Live DCE-APG-ADUF-SINTEF (03/07) – Aulas remotas na UFGD
- A quem interessa o ER nas universidades públicas? Debate no canal do YouTube MUP Nacional
- GESAA (Grupo de Estudos Sobre as Atividade Acadêmicas)
- Miséria pedagógica para um futuro de precários
- A precarização do trabalho e da educação na pandemia, com Ricardo Antunes. Live do Comitê de Defesa Popular de Dourados – MS
- Manifesto Guarani e Kaiowá contra o retorno das aulas remotas na Universidade Federal da Grande Dourados.
- Nota de repúdio do MST MS ao Ensino Remoto
- Manifesto do MUP (28/07). LUTAR, CRIAR, UNIVERSIDADE POPULAR: ESTUDANTES NA LUTA EM DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS
DCE UFGD
Gestão Contra-Atacar
Deixe um comentário