Universidades atacadas pelo governo genocida

O anúncio de Abraham Weintraub (Ministro da Educação) no último sábado (18/04), de que as universidades em atividade seriam premiadas é mais um ataque desse governo para com os direitos da classe trabalhadora e estudantes, parte da mesma. Dessa vez os alvos foram, o direito a uma educação de qualidade e o de quarentena, isso tudo em meio à pandemia do Covid-19.

O Ensino à Distância (EaD) que tanto defende a atual administração do MEC, não vem por acaso, é um projeto de desmonte do ensino público. O desmonte, que antecede inclusive sua última empreitada rasteira chamada desta vez de FUTURE-SE, que foi amplamente repudiado dentro da comunidade acadêmica da UFGD e nos demais Institutos Federais de Ensino Superior (IFES). Esse modelo agrada aos que esse governo representa, a micro parcela de sujeitos que lucram com a privatização do ensino, que estão sendo alimentados nessas últimas décadas pelas políticas neoliberais.

É notável a tentativa de utilizar o ENEM como parte deste jogo de EaD, vale ressaltar que o ENEM é a única oportunidade de acesso a uma ampla parte da sociedade, seja ela da região de Dourados ou do restante do país, para ingressar na UFGD. Com o indício de avaliações on-line, o MEC não tem uma medida em consideração aos estudantes que precisaram parar seus estudos (devido a pandemia) e serão drasticamente afetados. A UFGD, sob intervenção na sua reitoria a mais de 300 dias, também não se posiciona sobre o vestibular.

Recentemente saiu uma liminar na justiça que prevê a readequação do calendário do ENEM, justamente pelas variáveis que o período de quarentena resultou. Infelizmente que ainda tem chances de ser derrubada.

Como chantagem ao anúncio de premiação de Weintraub, há ainda, como consequência mais um desmerecimento público do alto escalão desse governo à estratégia de isolamento que viabiliza o combate mais efetivo à pandemia. Exemplos internacionais como a própria China, não deixam dúvidas nem ao mais liberal dos ideólogos. Mas vem a calhar uma suposta paranoia e negacionismo, uma vez que o que está em jogo é a vida da população, e os lucros precisam ser resguardados a todo custo.

Fora Bolsonaro-Mourão! Fora Weintraub!
Pela suspensão do cronograma do ENEM!

EducacaoAcimaDoLucro #VidaAcimaDoLucro

RevogaEC95

AdiaENEM

NãoAIntervenção

@DiariodoGolpeUFGD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: