Assembleia Estudantil aprova novo Estatuto do DCE e convoca eleições

Foi realizada ontem, 30 de outubro, conforme convocação divulgada anteriormente, a Assembleia Geral Estudantil que tinha como objetivo discutir um novo Estatuto para o Diretório Central dos e das Estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (DCE UFGD).

O DCE UFGD, criado em 2006, é uma organização do Movimento Estudantil universitário publicamente conhecida na universidade e na cidade de Dourados como representação dos e das estudantes da UFGD. A entidade já teve diversas diretorias eleitas, assim como promoveu, ao longo dos anos, atividades, atos, campanhas e articulações. Infelizmente, os documentos constitutivos do DCE UFGD (Estatuto, Ata de Fundação e etc) não foram arquivados e preservados, o que ocasionou na necessidade da regularização desta situação.

Conheça a história do DCE UFGD aqui.

Sendo assim, os e as integrantes da Diretoria da Gestão 2019 organizaram, juntamente com representantes das entidades de base do movimento estudantil da UFGD (Centros Acadêmicos), uma Comissão para apresentar uma proposta de Estatuto Social para o diretório, assim como se constituiu uma Comissão de Fundação responsável por encaminhar as tarefas necessárias.

A Assembleia ocorrida ontem, no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Humanas, na Unidade 2 da UFGD, contou com a participação de dezenas de estudantes de vários cursos, inclusive representantes de Centros Acadêmicos. A Assembleia foi coordenada pelos estudantes Carlos Eduardo Gonzaga da Silva (Relações Internacionais), Karine Yumi Maeda (Geografia) e Jonas Melo (Pedagogia), representando a Comissão de Fundação.

Foi apresentada e lida a proposta de Estatuto Social, que recebeu contribuições e sugestões de alteração, e sendo, ao final da discussão, aprovada por unanimidade. Também foi aprovada, em caráter oficial, a logomarca do Diretório, referendando a identidade visual que já é utilizada. Também estava na Pauta da Assembleia a discussão sobre a transição de gestão da Diretoria, tendo em vista o encerramento do mandato dos/as eleitos/as no final de 2018.

Foi aprovada a proposta de eleger uma Gestão Provisória para responder pelo DCE nas próximas semanas, até a posse de uma nova diretoria. Nesse sentido, foi inscrita a chapa Embarque Na Luta, formada, em suma, por integrantes da gestão 2019. A Chapa foi inscrita e apresentada pelos estudantes Rodrigo Bernardes (Agronomia) e Maria Augusta Haddad (Química). Não houveram outras inscrições e a chapa Embarque na Luta foi aprovada por unanimidade dos e das presentes.

A Gestão Provisória será composta pelos seguintes estudantes: Rodrigo Bernardes (Secretário Geral), Maria Augusta Haddad (Secretária Geral), Carlos Eduardo Gonzaga da Silva, Ana Elisa Rola Rodrigues, Filipe Maldonado, Lara Azambuja (Integrantes da Diretoria de Administração), Eduarda Matoso, Tainan Fabbri, Thais Bachega, Felipe Costa (Integrantes da Diretoria de Comunicação), Barbara Bastisttotti, Edgar Vilhalba, Karine Yumi Maeda, Raynne Serefim (Integrantes da Diretoria de Permanência Estudantil), Ana Elizabeth Eleutério, Lívia Almeida, Fernanda Ferreira, Beatriz Frendsen (Integrantes da Diretoria de Formação Política), Ingrid Cruz, Carol Alexandre, Micheli Palmeira, Rickymias Queiroz e Rayssa de Oliveira (Integrantes da Diretoria de Cultura e Integração).

Após troca da mesa, quando Carlos e Karine deram lugar para Maria Augusta e Rodrigo, agora secretários gerais da entidade, a Assembleia também aprovou o Regimento Eleitoral da eleição da Gestão 2020 do Diretório. O Regimento segue as determinações do Estatuto anteriormente aprovado e determina o Calendário Eleitoral e os integrantes da Comissão Eleitoral, formada por seis estudantes indicados e eleitos também pela Assembleia.

Componentes da Comissão Eleitoral: Eduarda Matoso (Presidenta), Barbara Batisttotti (Vice-presidenta), Anderson Aparecido Santos da Silva (Secretário), Filipe de Andrade Maldonado (Integrante 1), Beatriz Frendsen (Integrante 2) e Micael Petri Lima Soares (Suplente). O processo eleitoral será iniciado no dia 31 de outubro com a divulgação do Regimento Eleitoral, com votação prevista para o dia 19 de novembro e posse da diretoria eleita no dia 26 de novembro, em reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB).

Informações sobre o processo eleitoral através deste link.

Os documentos da Assembleia devem ser divulgados na próxima semana e a Gestão Provisória do DCE encaminhará os procedimentos para registro destes documentos. A realização da Assembleia de refundação do DCE foi mais um passo importante para a consolidação do Diretório como um instrumento de organização, reivindicação e luta dos e das estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados.

Fotos da assembleia em nosso Instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: