Carta aberta à reitoria da UFGD

Dourados (MS), 19 de setembro de 2019

CARTA ABERTA À REITORIA DA UFGD

O Conselho de Entidades de Base do DCE-UFGD, instância deliberativa desta entidade e composta pelos centros acadêmicos desta universidade, reuniu-se no dia 16 de setembro de 2019 para discussão de assuntos relacionados a esta entidade e à universidade. Nessa reunião, o conselho demonstrou preocupação com os adiamentos sine die das reuniões do Conselho Universitário (COUNI) e deliberou pela manifestação pública dessa preocupação.

As reuniões do COUNI são necessárias para a comunidade acadêmica deliberar sobre assuntos referentes ao funcionamento da universidade e é um dos poucos instrumentos institucionais que permitem a participação dos e das discentes nas decisões. Assim, o longo intervalo entre a última reunião, ocorrida em 02 de julho de 2019, e a atual data sem reuniões do conselho, além de desrespeitarem o regimento do COUNI, que, em seu Art. 27, determina reuniões ordinárias mensais, é prejudicial para a universidade.

Ademais, por ser um conselho que pressupõe um ambiente democrático, o local de realização da reunião deve garantir a ampla participação da comunidade acadêmica, respeitando, assim, o Art. 30 do regimento do COUNI. Portanto, salas pequenas e fechadas, como o local escolhido para realização da 88ª reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC), não são adequadas.

Preocupantes temas rondam a educação pública e a nossa universidade, como o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras – Future-se, a reintegração de estudantes desligados por processos administrativos da universidade e com aprovação do COUNI, a necessidade de transparência sobre situação a orçamentária da UFGD diante dos cortes de repasses do Ministério da Educação que podem ameaçar, inclusive, a contratação de nova empresa para cessão de uso do Restaurante Universitário (RU) e o funcionamento geral das unidades acadêmicas.

Assim, o DCE-UFGD e os centros acadêmicos abaixo-assinados solicitam que a Reitoria convoque a 97ª reunião do COUNI e que garanta a realização em um espaço adequado. A comunidade acadêmica demanda que os espaços democráticos da universidade prevaleçam aos tempos de golpes, intervenções e cerceamento das liberdades do nosso país.

Assinam esta carta:
Diretório Central dos e das Estudantes
Centro Acadêmico Águia de Haia
Centro Acadêmico Camilo Ermelindo da Silva
Centro Acadêmico de Agronomia de Dourados
Centro Acadêmico de Ciências Contábeis
Centro Acadêmico de Ciências Econômicas
Centro Acadêmico de Ciências Sociais Florestan Fernandes
Centro Acadêmico de Engenharia Civil
Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica
Centro Acadêmico de Geografia Mario Geraldini
Centro Acadêmico de História de Dourados
Centro Acadêmico de Letras
Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire
Centro Acadêmico de Psicologia
Centro Acadêmico de Relações Internacionais Celso Amorim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: