Estudantes reunidos em Brasília protestam contra Bolsonaro e convocam nova jornada de lutas

Aconteceu do dia 10 ao dia 14 de julho em Brasília o 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes. Com mais de 10 mil estudantes de todas as regiões do país, o CONUNE 2019 não só elegeu a nova diretoria da entidade, mas também debateu a conjuntura nacional e a organização do movimento estudantil universitário.

Durante os dias do congresso ocorreram diversas mesas de discussão sobre educação pública, ensino privado, autonomia universitária, democracia, soberania nacional, ciência e tecnologia, cultura, entre outros. Os diversos movimentos e coletivos presentes também organizaram atividades internas.

No dia 12 de julho os estudantes foram para as ruas da explanada dos ministérios em protesto contra os cortes promovidos pelo governo Bolsonaro na educação pública, que atingem principalmente as universidades, os institutos federais e a educação básica.

A delegação da UFGD no CONUNE participou de diversas atividades, entre elas um debate sobre a democracia universitária que contou com a presença do Prof. Etienne Biasoto, reitor eleito da UFGD.

Do Congresso foi convocada uma nova jornada de lutas, a ser iniciada no dia 13 de agosto com mobilizações e manifestações por todo o país em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e agora, em repúdio ao “Future-se”, projeto do governo federal que visa abrir as portas para a privatização das universidades.

Na foto: delegação de Mato Grosso do Sul contendo integrantes do DCE UFGD e do movimento Juventude Sem Medo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: