Nesta segunda (06) se reuniram estudantes, a Diretoria do DCE e 18 Centros Acadêmicos da UFGD para debaterem o cenário de ataques à educação pública promovido pelo governo Bolsonaro e encaminhamentos de mobilização em resistência a essas medidas.
Os cortes anunciados na semana passada atingem diretamente a UFGD, que passa a ter mais de 12 milhões em recursos bloqueados, assim como o Hospital Universitário, que perde cerca de 20 milhões. Sabemos que os cortes de verbas ameaçam o funcionamento da nossa instituição e devem inviabilizar suas atividades, assim como afetarão os usuários dos serviços públicos oferecidos por ela.
A UFGD não é caso isolado, tampouco as universidades públicas. O Governo Bolsonaro anunciou cortes também aos Institutos Federais e mais recentemente na Educação Básica. Se trata de um pacote de desmonte do ensino público.
Diante dessa conjuntura a Diretoria do DCE convocou reunião extraordinária do seu Conselho de Entidades de Base e a resposta dos estudantes e Centros Acadêmicos foi imediata. A partir da reunião foi encaminhado um calendário de mobilização e ações em resposta aos cortes e em defesa da educação pública.
CALENDÁRIO DE AÇÕES:
08/05: Produção de materiais informativos: Zines
Local: Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD
Horário: 11 h. às 13 h.
09/05: Aula pública
Local: Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD
Horário: 10 h.
13/05: Assembleia Geral Estudantil
Local: não def
Horário: 17 h.
14/05: Distribuição de material (salas de aula nas universidades e escolas)
15/05: Paralisação Nacional Em Defesa da Educação
Programação:
– Universidade na Rua
Local: Praça Antônio João
Horário: 13 h.
Objetivo: Levar a universidade para as pessoas, conversar sobre a importância da produção científica para a cidade e para a sociedade.
– Aula Pública
Local: Reitoria da UFGD
Horário: 19:30 h.
Acompanhe nas redes sociais do DCE UFGD a divulgação das atividades e demais ações que serão realizadas. Mobilize seus cursos, colegas e amigos! É urgente nosso posicionamento em defesa da educação pública!
Deixe um comentário