Nosso voto conta?

NOSSO VOTO CONTA?

COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO PARA A REITORIA?
Para a escolha dos reitores ou reitoras das universidades federais deve ser formada uma Lista Tríplice, ou seja, uma lista com três nomes de candidatos/as a ser enviada para o Ministério da Educação e para a Presidência da República, que nomeará um dos nomes. Essa lista é formada através de um Colégio Eleitoral, que na UFGD é a reunião conjunta do Conselho Universitário (COUNI) e do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC). Esses conselhos são formados por professores, técnicos administrativos e estudantes. Durante a reunião do Colégio Eleitoral, as chapas se inscrevem e, através do voto dos e das conselheiras, são indicadas na lista tríplice.

ENTÃO PARA QUE CONSULTA PRÉVIA?
A Consulta Prévia, o processo que estamos passando agora na UFGD, serve de base para a formação da lista tríplice. Ela tem objetivo de democratizar a escolha da nossa reitoria através da participação de toda a comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes e técnicos/as. Por isso, amanhã (12/03) iremos votar.

O QUE É PARIDADE NA CONSULTA PRÉVIA?
A maioria das universidades federais utiliza a fórmula de votação conhecida como Paridade 33. Nesta formula, cada um dos seguimentos (estudantes, técnicos, professores) tem um peso igual de 33.33% no resultado final da votação. A paridade garante que os segmentos participem em equidade no processo, mesmo em quantidades muito diferentes de integrantes. Por exemplo: temos cerca de 8 mil estudantes na UFGD e aproximadamente 500 docentes. Em algumas universidades, onde não existe paridade, os docentes correspondem a 70% da votação e os estudantes a apenas 15%. Portanto, a Consulta Prévia paritária garante mais democracia e garante que nós, estudantes, participemos de forma mais justa na escolha. Além disso, temos condições de decidir o resultado da eleição.

E DEPOIS DA CONSULTA PRÉVIA?
Após a votação no dia 12 de março, o resultado da consulta será mandado para o Colégio Eleitoral. Para formar a lista tríplice, o Colégio vai se basear na votação das chapas.

MAS PARA QUE A CONSULTA E VOTAÇÃO SE, NO FINAL, O PRESIDENTE É QUEM ESCOLHE O REITOR OU REITORA?
Isso é verdade, mas, caso não nomeie a indicação, seria um grande desrespeito à autonomia universitária.

Para evitar que isso aconteça, o DCE, em conjunto com o sindicato dos professores/as e dos técnicos/as, elaborou uma carta de compromisso para as chapas candidatas e as três já se comprometeram a não participarem da Lista Tríplice caso não fiquem em primeiro lugar na consulta prévia. A carta também estabelece que os três nomes da lista tríplice sejam da chapa vencedora e de pessoas que compõem seu grupo político, com finalidade de garantir que a nomeação do presidente seja de um nome que veio da chapa vencedora. Ademais, estamos e estaremos atuando no Colégio Eleitoral para que esse compromisso se concretize, já que lá estão presentes 6 conselheiros discentes, para além da atuação do próprio DCE, dos sindicatos e do compromisso das três chapas.

Todos os nossos esforços nessa eleição servem para garantir que a escolha feita pela comunidade acadêmica, através da Consulta Prévia, seja respeitada. Não podemos aceitar interferências externas nas nossas decisões, principalmente atitudes antidemocráticas.

Acesse aqui o compromisso assumido pelas chapas: https://dceufgd.org/2019/02/22/chapas-se-comprometem-com-a-defesa-da-autonomia-universitaria/

VOTE SEM MEDO
Já sabemos que existe pela universidade um boato de que, a depender da chapa vencedora, essa não será nomeada. É por isso que estamos trabalhando pela conscientização dos e das estudantes e em defesa da autonomia universitária. A chapa vencedora deve ser nomeada. Não aceitaremos, portanto, nada além disso. Por isso consideramos a Consulta Prévia como realmente uma eleição.
Por isso, vote com tranquilidade na chapa que você acredita ser a melhor.
E apesar de podermos ter opções de votos diferentes entre nossos colegas, na democracia precisamos defender que a vontade do voto da maioria seja respeitada.

AINDA NÃO DECIDIU SEU VOTO?
Acesse o plano de gestão das chapas candidatas e confira as propostas: https://portal.ufgd.edu.br/comissao/ccp/programa-de-trabalho

VOTAÇÃO ONLINE
A Comissão de Consulta Prévia já divulgou o link para votação, que ocorrerá no dia 12/03, das 9h às 21h: https://votacao.ufgd.edu.br.

__
Envie sua demanda, dúvida, denúncia ou relato: ufgddce@gmail.com (garantiremos o sigilo e responderemos o mais breve possível). Acesse o site do DCE: dceufgd.org.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: