Consulta Prévia para Reitoria – Denúncia

O DCE enviou ontem (10/03) uma denúncia para a Comissão de Consulta Prévia da Reitoria da UFGD. A Diretoria obteve o relato de estudantes que receberam mensagem via o e-mail institucional do curso de Química-Licenciatura assinado pela Coordenação do curso em que se orienta votar na Chapa 2, UFGD em Ação.

Durante esse período de campanha eleitoral das chapas para a consulta prévia, o DCE recebeu outros relatos de de situações em que servidores, mais especificamente docentes, empreenderam práticas de coação moral em relação a estudantes para orientar ou influenciar votos. Tal prática, configura assédio institucional por parte dos ocupantes de cargos, assim como, da própria posição de docente em sala de aula ou até mesmo como orientador de trabalhos e projetos.

Também foram recebidos relatos de exposições e constrangimentos por parte de apoiadores de chapas em relação a estudantes que compõem organizações do Movimento Estudantil, assim como, a circulação de difamações com a intenção de desacreditar estudantes politicamente engajados na universidade. Sobre esses relatos, os denunciantes relatam receio de perseguições no período pós Consulta Prévia, o que os deixa receosos, inclusive, de formalizar as denúncias.

O objeto desta denúncia é mais um exemplo claro e, neste caso, comprovado, da utilização de uma posição de poder para influenciar de forma ilegal e antiética uma decisão de voto que deveria ser livre e autônoma dos estudantes.

A denúncia foi enviada tanto para a Comissão de Consulta Prévia, pois macula o processo eleitoral, assim como será encaminhado na data de hoje (11/03) para a Ouvidoria da UFGD, pois se trata da utilização ilegal de um canal de comunicação oficial para fins de campanha eleitoral. Esperamos que as providências necessárias sejam tomadas para a apuração e responsabilização do autor ou autora do e-mail.

Para além disso, ressaltamos aos estudantes da UFGD que o DCE está a disposição para receber relatos e denúncias e para auxiliar no encaminhamento destas. Nossa prioridade sempre foi e é garantir a defesa do nosso segmento, independente dessa disputa para a reitoria e independente da opção de voto de cada estudante.

Atuaremos contra qualquer prática de assédio institucional, coação, perseguição e retaliação por parte de qualquer agente político, chapa ou grupo, que não respeitar e compreender nossos direitos de liberdade de manifestação e opiniões políticas divergentes.

Acompanhe nos links os ofícios de denúncia enviados:

Oficio – 07 -2019 Comissão de Consulta Prévia da UFGD

Oficio – 08 -2019 Ouvidoria da UFGD

2 comentários em “Consulta Prévia para Reitoria – Denúncia

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: