Nota de Resposta – Documento que cita a Sede do DCE

Nota de reposta – Documento que cita a Sede do DCE

A Diretoria do DCE UFGD vem, por meio desta, esclarecer fatos diante da publicação de documento assinado pelo Centro Acadêmico de Agronomia da UFGD em nome das entidades estudantis da FCA e endereçada à Chapa 2 – UFGD em Ação, que concorre na Consulta Prévia para a reitoria da UFGD. O referido documento faz acusações sérias a respeito da Sede do DCE.

A respeito das alegações sobre a utilização do espaço da sede:

1 – A sede do DCE, historicamente ocupada pelos estudantes, é um espaço em grande parte aberto, que se tornou tanto na sua parte interna como externa, um ponto de encontro para diversas atividades recreativas, entre elas: artísticas, musicais, de jogos, apresentação de trabalho de conclusão de curso e outros. A acusação feita no documento sobre conflitos com acadêmicos causados pela utilização de substâncias ilícitas é grave e carece de provas para ser exposta desta forma. Cabe destacar que as pinturas, intervenções artísticas e cartazes presentes na Sede do DCE representam expressões políticas e artísticas dos estudantes que usam o espaço e não podem ser vistos como depredação, pois, o caracterizam.

2 – Somente neste ano, desde o início do semestre, a Sede do DCE já foi utilizada para a realização de cerca de 20 atividades oficiais do DCE, entre elas: reuniões da Diretoria, reuniões com Centros Acadêmicos, atividades de formação política, reuniões internas dos grupos de trabalho do DCE e sarau. A sede do DCE, desde o ano de 2018 vem sendo ocupada cada vez mais para promover ações voltadas ao ativismo político do Movimento Estudantil da UFGD. Deixar de reconhecer isso se trata de irresponsabilidade.

3 – Ainda no ano de 2018, no primeiro semestre da gestão Solte a Voz, a Diretoria do DCE solicitou à reitoria da UFGD uma reforma estrutural no espaço do DCE. Diante do tempo de espera que seria necessário (4 meses), a Diretoria resolveu empenhar recursos próprios para a realização de consertos estruturais necessários, como: parte elétrica, hidráulica, pinturas e outras ações para revitalização. Ao total foram empenhados mais de R$2.000,00 (https://dceufgd.org/2018/08/10/diretoria-utiliza-recesso-para-reformar-a-sede/). Apesar de ainda não ser a reforma ideal, foi o possível diante do autofinanciamento do DCE.

4 – Registra-se ainda, que a sede do DCE não está dentro das áreas de limpeza que são de responsabilidade da administração da universidade através do serviço terceirizado de limpeza. A solicitação para inclusão da sede na limpeza foi feita também em 2018, mas não pode ser atendida pelo limite do contrato com a empresa (assim respondeu a reitoria quando solicitada). Diante disso, foram feitas limpezas, tanto pelos integrantes do DCE, quanto contratadas por profissionais, sempre utilizando recursos próprios da entidade. Atualmente, a situação da limpeza continua a mesma, depende da Diretoria e de seus recursos.

5 – Ainda cabe destacar que o prédio da Sede tem um problema grave de fornecimento de água, entupimento de encanamento e torneiras quebradas. No final deste mês de fevereiro (2019) a administração do DCE solicitou agenda com a Prefeitura Universitária para tratar da sede, a data está para ser marcada após o feriado, visto a incompatibilidade de horário, para além de que, a Diretoria do DCE solicitou à Prefeitura que faça uma visita à sede para compreender os problemas.

Sobre a necessidade de diálogo e respeito à autonomia:

1 – Manifestamos nossa indignação às citações e reivindicações feitas pelo documento em relação ao DCE. Pois, não houve diálogo ou reclamação formal sobre esses problemas. Nem mesmo nos espaços de reunião dos Centros Acadêmicos durante o ano de 2018 (Tanto que disponibilizamos as atas para conferência: https://dceufgd.org/documentos/2018-2/). Assim como, não houve por parte do CA da Agronomia contato com a Diretoria do DCE para tratar das questões ou para consultar a entidade sobre a elaboração deste documento.

2 – Tendo em vista que o CA da Agronomia também possui sede no mesmo prédio, vemos com surpresa a falta de disposição para o diálogo prévio, pois, ressaltamos que, tanto em 2018 quanto em 2019 o DCE sempre esteve à disposição de todos o Centros Acadêmicos e estudantes, sempre esteve de portas abertas e assim continuará.

3 – A Diretoria, assim como a própria organização DCE UFGD, detém autonomia sobre os assuntos que dizem respeito à sua atuação, assim como tem responsabilidades sobre eles. Isso inclui a Sede da entidade, portanto, relembramos a necessidade de se respeitar essa autonomia. O DCE tem respeitado e garantido a autonomia dos Centros Acadêmicos e também reconhecemos a autonomia e a liberdade das outras entidades estudantis: Atléticas, Empresas Juniores e outras em reivindicarem suas pautas.

Em relação à eleição para reitoria:

1 – Pelo fato de o documento ter sido enviado, aparentemente, somente para a Chapa 2, reiteramos que o DCE tem feito atividades públicas para debater o processo eleitoral e para tratar das reivindicações estudantis, assim como, tem participado dos debates. No último dia 26/02 foi realizada uma Assembleia Geral (https://dceufgd.org/2019/02/28/assembleia-estudantil/), onde foram convidadas as 3 chapas para participarem.

2 – Os esforços do DCE tem sido no sentido de apresentar nossas reivindicações para todas as chapas candidatas e não somente para uma, para assim garantir a isonomia da nossa entidade no processo. Na Assembleia Geral também compareceram cerca de 10 Centros Acadêmicos, convocados pelo DCE para participarem, infelizmente o Centro Acadêmico de Agronomia não esteve presente, pois a assembleia poderia ter sido mais um espaço para tratarmos dos problemas da sede.

3 – A Diretoria do DCE está pleiteando as propostas das Chapas para o segmento estudantil. Direta ou indiretamente, as três chapas já fizeram propostas sobre a Sede do DCE. E estamos à disposição para agendas com aquelas que ainda não divulgaram ou formalizaram suas propostas.

Por fim, estão dispostos para discutir, tanto com o CA da Agronomia, tanto com qualquer outra entidade estudantil, seja da FCA ou não, sobre pautas que correspondem à nossa atuação ou às reivindicações estudantis. Nossa agenda está aberta, mas aproveitamos para informar que este documento e os problemas levantados por ele sobre a Sede do DCE estarão na pauta da Reunião Ordinária do Conselho de Entidades de Base a ser realizado no próximo dia 13/03/2019, onde esperamos a presença de todos os CAs.

Sempre pelo diálogo e em respeito à autonomia do Movimento Estudantil.

Diretoria do DCE UFGD
Gestão 2019 – Embarque na Luta!

Dourados – MS, 07 de março de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: