CARTA PARA AS CHAPAS CANDIDATAS À REITORIA

Ontem (19/02/2019) durante o primeiro debate entre as chapas candidatas na Consulta Prévia para a Reitoria da UFGD entregamos em conjunto com a ADUF (Sindicato dos Docentes) e o SINTEF (Sindicato dos Técnicos Administrativos) uma carta das três organizações solicitando às chapas o respeito ao resultado da Consulta Prévia e à autonomia universitária. As três chapas receberam o documento e foi solicitado que respondam até o dia 21/02 se irão se comprometer com ele.

Abaixo temos a carta na integra:

CARTA ABERTA ÀS CHAPAS CANDIDATAS NO PROCESSO DE CONSULTA PRÉVIA PARA A REITORIA DA UFGD

EM DEFESA DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

Diante do processo em curso de consulta prévia para nova gestão da reitoria da UFGD, a ADUF, o SINTEF e o DCE UFGD, vem por meio desta carta
explicitar para a comunidade acadêmica o seguinte:

O processo de consulta prévia, baseado na paridade entre as categorias, é uma conquista das universidades no sentido de ampliar a participação e garantir a democracia na escolha dos seus dirigentes. Para que se garanta essa conquista e para que não sejam tomadas decisões anti-democráticas, é necessário que a comunidade acadêmica, as chapas candidatas e o Colégio Eleitoral, responsável pela elaboração da Lista Tríplice, se comprometam com o respeito ao resultado da consulta prévia.

Neste sentido, solicitamos às chapas candidatas (Chapa 1 Unidade UFGD, Chapa 2 UFGD Ação e Chapa 3 UFGD Mais) que se comprometam a respeitar o resultado da consulta prévia. Isso requer que as chapas que não se posicionarem em primeiro lugar no processo, não se candidatem no Colégio Eleitoral para serem incluídas na Lista Tríplice. Sendo assim, a composição da Lista Tríplice deve ser feita com três nomes da chapa vencedora na Consulta Prévia, a fim de que se garanta a nomeação desta.

Firmar esse compromisso significa compreender que a comunidade acadêmica da UFGD tem todas as condições de definir os rumos da universidade e também significa se comprometer com a autonomia universitária e com a garantia dos princípios democráticos.

Aguardamos o posicionamento das chapas candidatas. Externamos esse esforço das entidades representativas ao Colégio Eleitoral e a toda a comunidade acadêmica da UFGD.

Diretoria do DCE UFGD
Diretoria da ADUF – UFGD
Coordenação do SINTEF – UFGD

Dourados – MS, 19 de fevereiro de 2019.

___________
Acesse aqui a cópia das cartas assinadas pelas chapas: Carta Aberta às Chapas Candidatas

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: