Eleição para a Reitoria – Em defesa da autonomia universitária!

Está em curso o processo de consulta prévia para escolha da nova gestão da reitoria da UFGD. A Diretoria do Diretório Central dos e das Estudantes da UFGD vem, através desta nota, manifestar seu posicionamento e chamar a atenção da comunidade universitária sobre esse processo que definirá a administração da universidade de 2019 a 2023.

Diante dos pontos abaixo:

1 – A divulgação da Nota Técnica de n°400 de 17/12/2018 do Ministério da Educação, que indica a invalidez de consultas prévias baseadas na paridade entre os votos de estudantes, docentes e técnicos/as administrativos/as;

2 – O caso da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) em que o presidente da república indica não nomear a chapa escolhida pela comunidade acadêmica para assumir a gestão, desrespeitando assim, a autonomia universitária.

Nos posicionamos:

1 – Pela defesa irrestrita da paridade na consulta prévia à comunidade acadêmica (eleição) e pela garantia da legitimidade da consulta prévia que está em curso na UFGD. Pois, o processo paritário garante que cada segmento (estudantil, docente e técnico) tenha peso de 33% na votação e, desta forma, que a escolha seja mais democrática.

2 – Pelo respeito à escolha da comunidade acadêmica no processo de consulta prévia que irá indicar os nomes dos candidatos para a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação. O que significa, que a chapa vencedora deve ser nomeada para a reitoria e que, qualquer movimento tanto interno quanto externo, no sentido de não nomear os/as vencedores da consulta, se tratará de um grave desrespeito à autonomia da nossa universidade.

Por fim, a comunidade acadêmica da UFGD tem condições e tem o direito de determinar os rumos da universidade. Portanto, reivindicamos à chapas candidatas que façam o compromisso de respeitar a autonomia da UFGD e a decisão da comunidade. Estaremos juntos ao movimento sindical no acompanhamento atento do processo de consulta prévia, assim como, no processo de elaboração da lista tríplice no Colégio Eleitoral (COUNI e CEPEC).

Aos estudantes da UFGD, indicamos que o DCE, como entidade de representação estudantil, preservará sua autonomia no processo de consulta prévia. Apresentaremos às chapas candidatas as reivindicações do segmento estudantil, pautadas, sobretudo, pela defesa da democracia e da liberdade, da educação pública, gratuita e de qualidade e do avanço das políticas de permanência estudantil. Nós, enquanto Movimento Estudantil organizado, participaremos ativamente dos debates e discussões a cerca das propostas e dos Planos de Gestão apresentados pelos/as candidatos/as.

Ressaltamos também, a importância de todos e todas as estudantes e dos Centros Acadêmicos em participarem ativamente deste processo eleitoral, pois, estarão em debate os rumos da UFGD para os próximos anos.

Nenhum direito a menos!

Diretoria do DCE UFGD
Gestão 2019 – Embarque na Luta!

Dourados – MS, 13 de fevereiro de 2019.

Calendário de debates:
https://portal.ufgd.edu.br/noticias/comissao-divulga-datas-dos-debates-da-consulta-previa-para-reitor 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: