Propostas do DCE para o Orçamento 2019

A Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFGD disponibiliza nos últimos anos uma parcela (2%) do orçamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para que os/as estudantes façam propostas de destinação desses recursos dentro das políticas de assistência estudantil da universidade.

Pela primeira vez o DCE da UFGD está fazendo propostas para a utilização destes recursos dentro do orçamento para o ano de 2019. A Diretoria do DCE discutiu essa pauta em CEB no mês de julho, assim como realizou reuniões internas e com a PROAE para construir as propostas e agora divulga para a comunidade estudantil que estão sendo apresentas os seguintes programas/ações:

1. Criação do Auxílio Saúde Emergencial
O Auxilio Saúde Emergencial tem como objetivo oferecer auxílio financeiro para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica que necessitarem de atendimento médico e/ou tratamento de saúde em caráter emergencial (consultas, remédios, exames, etc). Os valores do auxílio serão definidos através da consulta com especialistas na área da saúde.

Diante das adversidades e situações imprevistas relacionadas à saúde se faz necessário que a universidade, através das políticas de assistência estudantil, garanta auxílio e atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade que venham a necessitar de atendimento médico e/ou tratamento e que, por conta de suas condições socioeconômicas, tem o acesso dificultado, impedido ou demorado no caso do serviço de saúde pública.

2. Criação do Auxílio Xerox
O Auxílio Xerox tem como objetivo oferecer auxílio financeiro para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica que encontram dificuldades para obter materiais solicitados para aulas (reprografias). O valor do auxílio está sendo discutido diante da disponibilização de recurso.
Por conta da necessidade de aquisição de materiais para o acompanhamento de aulas se faz necessário que a universidade, através das políticas de assistência estudantil, ofereça respaldo e apoio para que os estudantes em situação de vulnerabilidade tenham condições de adquirir esses materiais.

3. Criação do Vale Cultura
Oferecer auxílio financeiro para estudantes com vulnerabilidade socioeconômica que encontram dificuldades para acessar experiências culturais e artísticas. O valor do auxílio está sendo discutido diante da disponibilização de recurso.
Diante da situação de vulnerabilidade socioeconômica as experiências culturais, artísticas e de entretenimento são pouco acessíveis para muitos estudantes da universidade, desta forma se faz necessário que a universidade, através das políticas de assistência estudantil, ofereça condições mínimas de auxilio e incentivo à praticas deste tipo pela comunidade estudantil, pois sabe-se que a cultura é elemento importante do processo experimentação e convívio nas relações humanas.

4. Realização do Congresso Estudantil de 2019
O Congresso Estudantil tem como objetivo promover debates e discussões propositivos sobre temas e agendas da comunidade estudantil. O valor do auxílio está sendo discutido diante da disponibilização de recurso.
É necessário promover espaços de discussão sobre os problemas e temas da vida estudantil que sejam organizados e pensados pelos estudantes para os estudantes. Espaços que estimulem a organização política e a ação coletiva em prol da defesa da universidade pública e das reivindicações pela garantia dos direitos ao acesso e à permanência na universidade.

DÊ SUA OPINIÃO
Opine sobre as propostas que estão sendo enviadas para o orçamento! Estamos à disposição para responder questionamentos e fazer esclarecimentos.

IMPORTANTE
Todas as propostas foram encaminhadas para a construção da proposta de orçamento da UFGD para o ano que vem (2019) e o DCE estará acompanhando o processo para garantir que as políticas de permanência tenham prioridade. Nesse mesmo sentido reafirmamos nosso compromisso na denúncia contra os ataques que a educação pública vem sofrendo dos governos e que ameaçam a manutenção e ampliação do ensino público e gratuito no país.

Ofício completo enviado à PROAE com as propostas: Ofício 14/2018 – PROAE – Oçamento 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: