Seminário de Assistência Estudantil dos Estudantes da UFGD 2017

ACÚMULO FINAL

A Comissão Organizadora do I Seminário de Assistência Estudantil dos Estudantes da UFGD realizado em outubro de 2017 divulga para toda a comunidade acadêmica o texto final do evento com os acúmulos das discussões realizadas e também com os resultados da Pesquisa Sobre Assistência Estudantil na UFGD.

O Acúmulo Final já foi apresentado para a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFGD pelo DCE e pode ser utilizado pelos estudantes e organizações para reivindicação de melhorias nos programas de permanência da universidade.

O documento completo pode ser acessado em pdf no link:
https://goo.gl/5f87se

_________________
PERMANECEREMOS!

Enfrentamos a mais grave crise da universidade pública brasileira. O desmonte avança a olhos vistos enquanto a promessa de uma educação pública, gratuita e de qualidade é abertamente questionada pelos setores conservadores da sociedade. Inserem-se nesse cenário tanto a precarização dos serviços educacionais pelos cortes orçamentários instituídos pelo Novo Regime Fiscal (Emenda Constitucional 95/2016) quanto diferentes propostas de cobrança de mensalidades ou anuidades.

Ao encararmos de frente esse problema, temos que ter consciência que o atual estágio é produto de um processo histórico de sucateamento da universidade. Se recentemente vimos a ampliação do acesso, com o aumento de vagas e inclusão de cotas, não vimos a implementação de políticas públicas realmente adequadas a permanência estudantil. Disto resultam índices gritantes de evasão, fazendo com que a universidade permaneça um espaço elitizado, voltado para a formação de profissionais para atender as necessidades do capital e reproduzindo a lógica de que não existem alternativas possíveis à sociedade profundamente desigual em que vivemos. Assim, continua a estratificação social, na qual os filhos e filhas da classe trabalhadora tem seu lugar destinado desde a educação básica.

Diante deste contexto, nós estudantes da UFGD, cientes da nossa responsabilidade, nos propomos a resistir e dar um basta nesta situação. Para isso, buscamos de forma consciente e organizada identificar os problemas que obstam a permanência estudantil, para além dos burocráticos e desumanos questionários de avaliação socioeconômica. Intentamos conhecer as violências que afligem nossas subjetividades com a finalidade de construir uma política de assistência estudantil a partir das bases, demonstrando que existem possibilidades a serem levantadas a partir de uma perspectiva de democracia autogestionária contra as hierarquias que visam tão somente nos submeter a uma realidade pretensamente dada.

Desse modo, e a partir do movimento de Ocupação da Reitoria da UFGD em novembro de 2016, nasce o I Seminário de Assistência Estudantil dos Estudantes da UFGD, um passo para a criação de uma formação contínua de novas práticas e ações transformadoras. Por esse caminho, pretendemos fazer o resgate do caráter público da universidade no seu sentido mais radical, qual seja, o de um lugar efetivamente para todas e todos. Daí a urgência de compreender a assistência estudantil como um direito construído através de lutas históricas do nosso movimento e não meramente como uma esmola degradante que pode ser retirada a qualquer instante.

Para tanto, nos preocupamos em criar espaços de diálogo, informação e conscientização capazes de darem conta da imensa crise pela qual passamos, que se manifesta também na exigência de reorganização dos movimentos contrários aos ataques à universidade pública, a fim de incentivar e estimular a participação do maior número de estudantes, vez que atualmente a tradicional entidade representativa estudantil, o DCE, encontra-se esvaziado e inerte. Afinal, somos nós o coração e a alma da universidade e não podemos deixar de responder qual universidade queremos, uma resposta que somente poderá ser dada coletivamente a partir de discussões conjuntas sobre a nossa realidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: