Assistência Estudantil

O DCE esteve reunido com o Coordenador de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFGD no último dia 12/06 para tratar de algumas demandas que chegaram até a entidade e fazer encaminhamentos. Abaixo divulgamos uma relatoria da reunião:

1 – Prazos/burocracia/demora nos processos de avaliação
– Os editais para participação da avaliação socioeconômica da PROAE estão sendo abertos a cada mês, ou seja, a cada abertura de edital os estudantes podem participar do processo e essas inscrições entram para a fila de análise de documentos.
– A PROAE tem um quadro de profissionais de assistência social reduzido que não dá conta da grande demanda por assistência. Agora, com a chegada de uma nova assistente social há a previsão de quem em breve as 4 profissionais da área estejam trabalhando e consigam encaminhar os processos que estão aguardando análise.
– Há uma proposta de redução do tempo/burocracia para o pedido de Auxílio Emergencial. O DCE se colocou à disposição para auxiliar na construção dessa proposta, assim como em reivindicar mais recursos para esse auxílio no próximo ano.
– Também há a necessidade/proposta de se ter um mecanismo de auxilio para situações emergenciais imediatas e que não dependam da burocracia para que as pessoas sejam atendidas.

2 – Auxílio Creche
– A PROAE havia sinalizado a intenção de criação de um Auxílio Creche para mães/pais estudantes. O DCE se prontificou a colaborar com a proposta e defende, desde já, que o valor do benefício seja justo, que não haja limitação pela quantidade de filhos e que o fato de a criança (de até 7 anos) estar na creche ou na escola não impeça o recebimento do auxílio, visto que, quem mais tem necessidade desse auxílio são mães/pais que estudam em tempo integral ou no noturno e não tem onde deixar ou como pagar alguém que possa cuidar de seu(s) filho(s).

3 – Necessidade de maior divulgação dos programas e bolsas da PROAE
– O DCE cobrou que sejam empreendidos esforços para uma maior divulgação entre os estudantes dos programas de bolsas e processos. Especialmente aos estudantes ingressantes, através de material explicativo audio-visual, impresso e outros.

4 – Atendimento Psicológico
– Mais uma vez o DCE cobrou providência a respeito da falta de um espaço para que a psicóloga da PROAE realize atendimentos psicológicos. A PROAE informou que está em processo a cessão de uma sala no CEUD em parceria com a PROEX e que estão aguardando parecer da Prefeitura Universitária para as adequações necessárias. O DCE irá cobrar da Reitoria que esse processo ocorra o mais rápido possível.
– A PROAE informou que há a previsão de 3 vagas para psicólogos(as) no concurso da UFGD e que isso deve garantir 2 novos profissionais para a pró-reitoria.
– Solicitamos um tipo de atendimento psicosocial para os e as estudantes do curso de Licenciatura em Educação no Campo que passaram, recentemente, por um acidente de ônibus e a PROAE se colocou à disposição.

4 – Cortes na Bolsa Permanência
– A PROAE sinalizou que a Reitoria está estudando a criação de uma Bolsa Permanência Indígena para suprir os cortes das bolsas promovidos pelo Ministéerio da Educação que atendiam estudantes indígenas e quilombolas;
– O DCE defende que esse processo se encaminhe com urgencia diante da situação de vulnerabilidade e evasão desses estudantes e está em contato com os mesmos para promover ações de conscientização e reinvindicação.

5 – Outros
– Encaminhou-se uma reunião a cada mês do DCE com a PROAE para discutir questões corriqueiras e demandas dos estudantes.
– Encaminhou-se pelo DCE a demanda pela necessidade de reforma nos pontos de ônibus da unidade 2 por conta das condições do tempo (frio, chuva, vento), será feito um diálogo com o DCE da UEMS sobre essa questão.
– Encaminhou-se a necessidade de o Movimento Estudantil começar a discutir o orçamento participativo para o ano de 2019.

Destacamos a necessidade de se colocar em mobiliação constante contra os ataques que o governo tem feito no sentido de precarizar as universidades públicas através de cortes de bolsas, programas e investimentos. Estaremos realizando atividades no próximo período sobre essas questões.

Permaneceremos!

_________________
Envie sua demanda, dúvida, denúncia ou relato: ufgddce@gmail.com (garantiremos o sigilo e responderemos o mais breve possível)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: