A Diretoria do DCE UFGD e a Diretoria do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Celso Amorim estiveram reunidas no dia 06/06 para discutir e definir encaminhamentos em decorrência da prisão de um estudante do curso de Relações Internacionais no último dia 03/06 pelos crimes de vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente e submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.
As duas organizações compreendem a necessidade de se tratar o assunto com responsabilidade e, diante do caso exposto, também fica evidenciada a necessidade de se debater as problemáticas relacionadas às violências, explorações e assédios que se manifestam na sociedade como um todo e, portanto, para além da universidade. Sendo assim e, diante deste caso, é necessário atuar pela denúncia, conscientização e enfrentamento constantes da violência sexual e da exploração de crianças e adolescentes.
Enquanto ação a médio e longo prazo, para atuar na denúncia e na conscientização sobre o tema, iremos retomar e reforçar a organização da Campanha Contra o Assédio na universidade, uma demanda surgida a partir da denúncia ao caso do estupro de uma estudante caloura da UFGD em março deste ano. Esta campanha ampliará agora o seu escopo para abordar também o enfrentamento à violência sexual em todas as suas infelizes manifestações. Para a construção desta campanha e de suas atividades, as entidades iniciarão diálogo com profissionais das áreas competentes que envolvem desde a Assistência Social, passando por órgãos como o Conselho Tutelar até a Psicologia.
Convidamos a todos e todas as estudantes e integrantes da comunidade acadêmica que manifestaram nos últimos dias, assim como nós, a sua indignação e revolta para construírem essas ações. A participação das pessoas, para além daquelas que compõe organizações, será muito importante para que as ações sejam efetivas.
Venha construir!
Plenária Estudantil de debate e de retomada da Construção da Campanha Contra o Assédio e de Enfrentamento à Violência Sexual – 15/06 na Fadir.
Deixe um comentário