Reunião – DCE e CARI

Relatoria e Encaminhamentos

A Diretoria do DCE UFGD e a Diretoria do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Celso Amorim estiveram reunidas ontem (06/06) para discutir e definir encaminhamentos em decorrência da prisão de um estudante do curso de Relações Internacionais no último dia 03/06 pelos crimes de vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente e submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual.

As duas organizações compreendem a necessidade de se tratar o assunto com responsabilidade e, diante do caso exposto, também fica evidenciada a necessidade de se debater as problemáticas relacionadas às violências, explorações e assédios que se manifestam na sociedade como um todo e, portanto, para além da universidade. Sendo assim e, diante deste caso, é necessário atuar pela denúncia, conscientização e enfrentamento constantes da violência sexual e da exploração de crianças e adolescentes.

Nesse sentido, o CARI Celso Amorim já estava programando após o conhecimento e exposição do caso pela mídia, um espaço de diálogo coletivo no curso de Relações Internacionais. O DCE UFGD apoiará e comporá esse espaço que deverá servir para que a comunidade acadêmica do curso de Relações Internacionais possa discutir tudo que está envolvido ao assunto.

Enquanto ação a médio e longo prazo, para atuar na denúncia e na conscientização sobre o tema, iremos retomar e reforçar a organização da Campanha Contra o Assédio na universidade, uma demanda surgida a partir da denúncia ao caso do estupro de uma estudante caloura da UFGD em março deste ano. Esta campanha ampliará agora o seu escopo para abordar também o enfrentamento à violência sexual em todas as suas infelizes manifestações. Para a construção desta campanha e de suas atividades, as entidades iniciarão diálogo com profissionais das áreas competentes que envolvem desde a Assistência Social, passando por órgãos como o Conselho Tutelar até a Psicologia.

Sendo assim, fica definida a seguinte agenda:

1. Diálogo no curso de Relações Internacionais – Indicativo para 12/06 (Fadir)

2. Plenária Estudantil de debate e de retomada da Construção da Campanha Contra o Assédio e de Enfrentamento à Violência Sexual – 15/06 (Fadir).

Mais informações sobre essas atividades serão divulgadas em breve.

Convidamos a todos e todas as estudantes e integrantes da comunidade acadêmica que manifestaram nos últimos dias, assim como nós, a sua indignação e revolta para construírem essas ações. A participação das pessoas, para além daquelas que compõe organizações, será muito importante para que as ações sejam efetivas.

Ainda em tempo, voltamos a reafirmar nosso repúdio por todo e qualquer ato de violência, assédio ou exploração, principalmente e diante deste caso, das violências cometidas contra crianças e adolescentes. Esperamos que o acusado, que está detido, seja devidamente responsabilizado pelos seus atos. Estamos trabalhando diante das nossas condições de mobilização e articulação para denunciar, conscientizar e enfrentar casos como este com responsabilidade e coerência.

Diretoria do DCE UFGD – Gestão 2018 – Solte a voz
Diretoria do CARI Celso Amorim – Gestão 2018 – Epifania

Dourados – MS, 07 de junho de 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: