Nota de Repúdio

O DCE UFGD vem a público explicitar o seguinte:

1. Um estudante da UFGD foi preso em flagrante acusado de infringir os arts. 241 E 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, que tratam dos crimes de vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente e submeter criança ou adolescente à prostituição ou à exploração sexual, respectivamente.

2. As autoridades policiais já se encarregam do caso em inquérito que deverá gerar denúncia do Ministério Público Estadual, submetendo o acusado às consequências penais cabíveis.

3. Não obstante, os oportunistas e maus-caracteres de plantão, sob o véu do anonimato, não tardaram em impingir ao DCE um suposto acobertamento do caso, alegando haver contradição no fato desta entidade representativa ter composto ato de manifestação em repúdio ao estupro de uma estudante caloura da FAEN.

4. Reiteramos que, sobre esse referido caso, o estupro foi constatado mediante exame de corpo delito realizado em sede policial, mas o(s) agressor(es) ainda não foram identificados, o que justifica a indignação e mobilização da comunidade estudantil na resolução do caso e consequente punição ao(s) criminoso(s).

5. Como se vê, as circunstâncias específicas de cada caso ensejam tratamentos e posicionamentos pormenorizados. Portanto, não existe qualquer fundamento no questionamento apontado quanto à postura do DCE.

6. Ademais, o DCE volta a convidar todos e todas a participarem das atividades promovidas por esta entidade, tais como a Roda de Ajuda Mútua – Saúde Mental no Ambiente Acadêmico, a campanha #MedianeiraEntraNaLinha, a Oficina de Comunicação, a luta pela permanência e assistência estudantil e as formações politicas para os Centros Acadêmicos entre outras. O DCE está em constante movimento e não se omite das suas responsabilidades políticas.

Diante do exposto, nos posicionamos no seguinte sentido:

Não toleramos nenhum crime desse tipo e queremos deixar isso evidente. O caso relatado no dia 04 de Junho pelos canais de comunicação de Dourados – MS nos entristece de forma dilacerante. É inadmissível que práticas como essas ainda se repitam. Não toleramos exploração e abuso de menores, incitação à prostituição e todos os crimes relacionados ao caso. É importante lembrar que o assediador foi autuado em flagrante e se encontra em prisão preventiva.

É preciso que fique evidente que nos posicionamos contrários a tais práticas, violentas e asquerosas, assim como o caso que se desenrola sobre o estupro comprovado da caloura de Engenharia de Energia. É importante lembrar que a vítima que foi estuprada também era menor de idade e que continuaremos nos posicionando até que o estuprador seja encontrado, e que a justiça, mesmo que falha, seja feita.

A omissão não faz parte das práticas dessa gestão do DCE UFGD, que solta a voz e diz que não será conivente com nenhuma prática ou apologia à qualquer tipo de violência. Da mesma forma, também não se pode aceitar o revanchismo de sujeitos que tem o seu senso moral e ético seletivo e que, ao invés de se manifestarem em todas as situações de assédio e violência, optam por se incomodar com as nossas mobilizações e manifestações.

O DCE UFGD aguarda a devida apuração dos fatos pela Justiça, reforça seu repúdio a qualquer tipo de violência sexual e se coloca a disposição para contribuir com o que for necessário para que os respectivos responsáveis sejam punidos de acordo com a legislação brasileira.

Dourados – MS, 05 de Junho de 2018.
Gestão Solte a Voz – 2017/2018.

A Diretoria do Centro Acadêmico de Relações Internacionais já se posicionou, confira a nota no link: https://goo.gl/th22Jd

_______
Envie sua demanda, dúvida, denúncia ou relato: ufgddce@gmail.com (garantiremos o sigilo e responderemos o mais breve possível).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: