Por uma sociedade sem manicômios!

15 minutos na fila do RU é enlouquecedor? 30 minutos parado no trânsito deixa você nervoso? Testam a sua sanidade fazendo você escutar 45 minutos de aula sentado? Você já parou para pensar em viver 24 horas trancado? Imagine viver uma vida inteira dentro de um manicômio.

É essa exclusão que as pessoas consideradas fora do padrão ‘’normal’’ social sofrem. Em 1987 no Brasil o dia 18 de maio foi o escolhido como Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que foi definido em conjunto com o lema “Por uma sociedade sem manicômios”. Por mais que muitas lutas já foram vencidas nesse âmbito, ainda há muito a se percorrer. A partir disso, é imensa a necessidade de uma luta e desconstrução diária contra as formas de exclusão, opressão e os manicômios. A liberdade e o cuidado são os melhores remédios, como cuidar e ‘’curar’’ pessoas aprisionadas, sem o mínimo direito de ir e vir, sem a presença e cuidado dos familiares?

A luta antimanicomial visa olhar o indivíduo com um olhar integral que ultrapassa a busca da ‘’cura’’, mas sim a compreensão de um ser por inteiro, um olhar sensível e acolhedor que entende que os sentidos da existência são diferentes e cabe a cada um escolher o seu, sem julgamentos.

Aliás fica a reflexão: Quem define o que é normal? Cabe a cada um de nós vivenciar essa desconstrução, não é o suficiente os muros dos manicômios serem derrubados, se os muros da moral, do olhar julgador e dos padrões de normalidade estão ainda vigentes. A mudança precisa ocorrer em toda a estrutura social, pois loucura não se prende e saúde não se vende,( quem tá louco é o sistema social.)

Para que se entenda que por trás de rótulos e etiquetas existe uma pessoa bem maior que seu problema, existe uma pessoa por inteiro!

O DCE UFGD apoia a Luta Antimanicomial e todas as iniciativas das organizações e entidades da sociedade que se empenham por esse objetivo.

Liberdade é o melhor cuidado.
Por uma sociedade sem manicômios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: