Saúde Mental no Ambiente Acadêmico

SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ACADÊMICO

EMPATIA: a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Em todos os ambientes a empatia é muito importante. No meio acadêmico, não é diferente. A empatia tanto por parte dxs professorxs, quanto dxs próprixs acadêmicxs entre si, é de extrema importância para não desgastar tanto nossos psiquês, ainda mais de alguém que já não está muito bem por diversos fatores. Seja por provas, excesso de trabalhos, por exemplo, ou questões pessoais, etc.

Estar na universidade e em um quadro psicológico-emocional desgastado não é fácil. Quem passa por isso sabe bem o quão desgastante é se sentir sozinho “nessa”. Professores, alunos e alunas, toda a comunidade acadêmica: tenham empatia! Ter ansiedade, depressão ou outros “diagnósticos” é sufocante. O sistema de avaliação, de ensino e de funcionamento num geral da academia colabora muito pra esse sufoco. Precisamos elaborar politicas ou esquemas de maior acolhimento a essxs estudantes. Não se entregue, não se cobre tanto, respeite seu tempo, cuide de você, aceite sua verdade.

Pensando sobre isso organizamos um grupo de apoio onde estudantes com esses perfis possam se encontrar e compartilhar desabafos, situações, sensações, e perceberem que não estão sozinhos. Somos muitos e muitas, fragilidades são naturais, mas é dificil expô-las a quem não entende muito sobre, não passou por aquilo, não tem EMPATIA. Mesmo que seja um amigo próximo, se este não é empático a essa realidade, sabemos que é dificil.

Se você precisa descarregar os pesos do dia-a-dia, os desgastes da vida acadêmica, venha participar desta roda de conversa conosco. Nos chame no chat que informaremos sem exposição, o horário e o local do grupo de apoio.

________________
Envie sua demanda, dúvida, denúncia ou relato: ufgddce@gmail.com (garantiremos o sigilo e responderemos o mais breve possível).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: