Em defesa do Centro de Educação Infantil da UFGD

Em decorrência de uma investigação do Ministério Público Estadual, foi determinado judicialmente à prefeitura de Dourados que regularizasse a situação dos professores contratados e cedidos do município. Infelizmente, isso teve como consequência indireta a paralisação do Centro de Educação Infantil (CEI da UFGD) desde o dia 21/02 (quarta feira). As profissionais de educação que ali exerciam seu trabalho junto às crianças foram remanejadas para outras escolas e creches. Não havendo uma reposição destas vagas, as portas do CEI fecharam.

O Diretório Central dos e das Estudantes da UFGD está acompanhando essa situação, já que o CEI atende filhos e filhas de estudantes, além de técnicos, docentes e moradores da região. Sem esse atendimento, as mães e pais não tem como assegurar o cuidado de suas crianças durante os períodos de aula, ainda mais diante de casos absurdos em que docentes não permitem que os filhos estejam junto aos seus pais e mães na sala de aula, fato que pode contribui para a evasão da universidade. Ao total são 88 crianças matriculadas no CEI e que agora estão sem aulas.

Temos acompanhado também a luta e reivindicação pelo pleno funcionamento do CEI feita pela Associação de Pais e Mestres e pelo Conselho de Centro do CEI, organizações que tem se reunido com representantes do judiciário, da Reitoria e da prefeitura. Nos colocamos ao lado dessas entidades e exigimos que a Prefeitura de Dourados atue em caráter de urgência pela solução do problema.

Apesar da paralisação do CEI decorrer de uma situação extraordinária, não é de hoje que a comunidade acadêmica enfrenta problemas nessa questão. O CEI tem enfrentado durante os últimos tempos várias dificuldades no que se refere à sua manutenção. Defender o CEI UFGD significa defender uma política de permanência, pois, ele significa para muitos e muitas a oportunidade de continuar a faculdade com a tranquilidade de ter um local apropriado para os cuidados de seus filhos e filhas.

Pedimos o apoio de todo o segmento estudantil, assim como solicitamos a divulgação desta nota pelas entidades de base afim de informarmos e sensibilizarmos os e as estudantes da UFGD sobre a situação e pressionarmos os órgãos competentes pela reabertura do CEI.

O DCE também está a disposição para ajudar no que for possível, ao tempo em que pretendemos ampliar esse debate para todos e todas estudantes a fim de elencarmos possíveis soluções. Se você tem ou teve algum problema relacionado a esta temática, sinta-se à vontade para nos procurar, seja pessoalmente nos corredores da universidade ou através dos nossos canais de comunicação online.

Assistência Estudantil é direito!
Permaneceremos!

Diretoria do DCE-UFGD
Gestão 2018 – Solte a voz
Dourados – MS, 27 de fevereiro de 2018.

_________________
Envie sua demanda, dúvida, denúncia ou relato: ufgddce@gmail.com (garantiremos o sigilo e responderemos o mais breve possível).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: