Greve Estudantil na UFGD | 2015

O Comando de Greve Estudantil (CGE) – UFGD foi fundado após a Assembleia Geral dos/as estudantes ocorrida no dia 01/06, onde foi deliberado a greve estudantil das/os estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados. O CGE surge por uma necessidade organizativa das e dos estudantes neste processo de greve da educação brasileira. Nós também reconhecemos e apoiamos a greve e as pautas das e dos técnicos e professores, assim como as manifestações que estão acontecendo em defesa dos direitos das e dos trabalhadores, como por exemplo o ataque a previdência e a projeto de terceirização.

O país se encontra em uma profunda crise econômica e política, com cortes de verbas em áreas importantes e ataques aos direitos das e dos trabalhadores e da juventude. O corte de 9 bilhões na educação, por exemplo, demonstra a verdadeira prioridade e negligência do governo com a educação, saúde e a previdência. Estas áreas são importantíssimas para a sociedade é inaceitável esta medida. Os desdobramentos das ações do governo levam o aprofundamento da precarização das escolas e universidades.

Nós não vamos pagar por esta crise! Reafirmamos a nossa defesa por uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Neste contexto, nós estudantes vamos lutar contra estes cortes de verbas e nos faremos ser ouvidos, para assim termos nossas pautas atendidas e implementadas em nossa universidade. Já estamos cansados de sermos negligenciados por um transporte público precário e ao chegar no campus termos falta de materiais e espaços para estudos, como laboratórios para algumas disciplinas, falta de professores e outras questões fundamentais para o nosso projeto de universidade.

Sabemos que a UFGD é uma universidade que se destaca dentre as universidades federais, mas ainda possui uma série de ausências, desde estrutura universitária até assistência estudantil. Neste sentido, é importante e necessário nossas pontuações, tendo em vista a importância da universidade para Dourados e região.

Neste momento de corte de verbas na educação, sentiremos em curto prazo os efeitos destas medidas dentro da nossa universidade. As políticas de assistência estudantil devem ser protegidas diante destes ataques, pois são fundamentais para garantir a permanência e pluralidade dentro da instituição. A sociedade não pode sair prejudicada pelas escolhas prioritárias do governo diante da crise.

Não iremos nos calar frente às ameaças geradas nesta conjuntura política. Somos absolutamente contra os cortes anunciados pelo MEC e pelo Governo!

Assim como a assistência estudantil, consideramos a democracia e a paridade nas instancias deliberativas da instituição como uma das pautas mais importantes. Nós, estudantes da UFGD, temos voz, mas é difícil se fazer ser ouvido em um ambiente onde a maioria é composta por professores, enquanto os acadêmicos e técnicos-administrativos tem participação reduzida. Democracia não se faz apenas com eleição, é um compromisso, uma luta continua, que nós estudantes vamos construir dentro da Universidade.

Portanto, vamos fazer barulho até que nossas vozes tenham o mesmo peso que a das e dos professores, pois temos a mesma condição de discutir e deliberar sobre os rumos da UFGD. Para que assim, de fato a universidade seja de construção coletiva dos segmentos que a compõe, sem nos esquecermos dos/as trabalhadores terceirizados que necessitam de melhores condições de trabalho.

Podemos perceber que motivos não nos faltam para mobilizarmos e lutarmos juntos com técnicos-administratívos e professores nesta greve, este momento é ideal para enfrentarmos os cortes do governo e concretizarmos nossas reivindicações. Porém, não devem se limitar apenas a este período, mas uma luta continua em defesa do nosso projeto de educação. Nenhum direito a menos!!!

“Se não nos deixarem sonhar, não os deixaremos dormir” (Eduardo Galeano)

Fonte: Comando de Greve Estudantil da UFGD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: